Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Como ser manequim #1

Este vai ser o primeiro de vários posts onde vou escrever sobre os conhecimentos que adquiri na Nextime (estes primeiros posts que se vão referir mais à moda foi um documento que me deram no final do meu workshop).

 

Tarefas de um manequim

Todo o trabalho de manequim, excepto o erótico e o trabalho para bibliotecas de imagem, surge porque há um cliente que tem algo para vender (produto, serviço ou ideia). Numa economia de mercado o cliente é rei; e o cliente pretende aumentar as suas vendas. O tipo de manequim contratado depende também de quanto o cliente está disposto a investir e do que o mercado (de serviço de manequins) tem disponível a esse preço. Dois grandes mercados recorrem frequentemente a manequins: o da moda e o da publicidade.

 

Desenvolver as características importantes

Que características físicas são necessárias, para triunfar como manequim? Depende de que especialização pensas poder prosseguir. Existem áreas onde a altura, a boa forma física e a beleza são mais importantes do que noutras... O apoio de alguns amigos ou familiares, embora não indispensável, pode ser também importante no prosseguir de um percurso de êxito.

Medidas e visual

No passado (décadas de 50, 60 e 70) os/as manequins tinham que cumprir critérios de altura e outras medidas muito rigorosos, e é claro tinham que ser bonitos no sentido clássico. A razão para tal é que os fabricantes confeccionavam as roupas com um determinado tamanho no qual os modelos tinham que servir. Actualmente com os estilos alternativos, os tamanhos XXXL e a procura constante da inovação, as regras mudaram um pouco. É claro que o manequim com as dimensões clássicas e a beleza clássica, é ainda o que tem mais facilidade em encontrar trabalho. No entanto, cada vez mais procuram-se novos valores de beleza.

Ser realmente apoiado

No início de carreira os modelos precisam de alguém que (por vezes, são desempenhadas por pessoas diferentes):

- Aprenda como funciona o meio e dê conselhos.

- Ajude a organizar o dia-a-dia.

- Ajude com os transportes.

- Faça a gestão da conta bancária no caso de o manequim ser menor.

- Apoie com palavras de encorajamento.

- Financie as pequenas despesas inerentes ao meio.

Mensagem aos pais: Atenção aos pais que se empolgam demasiado com as carreiras dos filhos, não deixando os mesmos com as suas decisões e erros. Com a sua protecção acabam por prejudicá-los, por não deixarem os mesmos aprenderem a valer-se por si mesmos. Valer-se por si mesmo é essencial para desenvolver trabalho profissional como manequim.

 

Uma personalidade a desenvolver

Além das características físicas necessárias, para triunfar como manequim é necessário desenvolver a personalidade que define um bom profissional.

Adorar o trabalho

Quando se adora o próprio trabalho, estudar, trabalhar longas horas e fazer sacrifícios custa menos e o resultado é muito melhor.

Saber vender-se a si próprio

O mundo da publicidade ou da moda é um mundo de negócios, no qual os manequins vendem os seus serviços. Deves proceder de forma a que as pessoas queiram continuar a trabalhar contigo; como profissional e como pessoa.

Trabalhar arduamente

Para alguns trabalhos específicos pode ser necessário viajar ao outro lado do mundo, chegar lá estar disponível 12 horas, comer comida rápida no intervalo e regressar depois de dormir apenas 4 ou 5 horas. Este não é o trabalho típico, mas pode acontecer, e nesses casos um bom profissional não dificulta o trabalho dos outros nem desiste de dar o seu melhor.

Inteligência e organização

Quando se quer progredir em qualquer carreira, a capacidade de aprender coisas novas e de se adaptar é essencial. Sê organizado, recorrendo à agenda, para não esqueceres reuniões, sessões, dias de pagamento, números de telefone e outros pormenores.

Ser extrovertido e descontraído

Provavelmente trabalharás com pessoas diferentes em diversas situações. Nas sessões estarás muitas vezes a ser observado pelo cliente, fotógrafo, director criativo, assistentes e outros modelos. Na passerelle, são centenas de clientes que te observam. Deverás fazer o necessário para te mentalizar que isto é uma situação absolutamente natural.

Ser empreendedor

Como manequim iniciou uma empresa por conta própria. As boas agências ajudam e treinam os seus modelos, mas eles também têm os seus próprios interesses. Sabe ter as tuas iniciativas.

Gostar do corpo

A forma como tratas o teu corpo determina até onde poderás chegar. Determina também quanto tempo serás manequim. Quando já não puderes satisfazer os requisitos dos teus clientes, eles não te chamarão. Neste caso poderás mudar de clientes e de mercado; contudo quando o fizeres será porque o teu corpo não satisfaz as expectativas.

Ser manequim resume-se a:

- Ter o visual que o cliente precisa para o projecto em curso, de acordo com as características estabelecidas pelas equipas de publicidade e comunicação.

- Facilitar o trabalho ao fotógrafo, ao designer e ao director criativo, de forma a que tudo corra pelo melhor sempre que estes trabalhem consigo.

- Assegurar-se que os clientes, o fotógrafos e os directores criativos sabem que tu estás disponível para trabalhar. Por vezes “a sua memória é curta” e tens de relembrar-lhes que existes...

5 comentários

Comentar post

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.

Facebook

Instagram

Pinterest