Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Vegetarianismo

As dietas vegetarianas, desde que devidamente planeadas, são saudáveis e nutritivas em qualquer fase da vida e podem ajudar a prevenir doenças crónicas, incluindo doenças coronárias, obesidade e diabetes. As evidências actuais sugerem que os vegetarianos apresentam, no geral, um menor risco de doença cardiovascular comparativamente  à generalidade da população, porque têm um índice de massa corporal (IMC) inferior, menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol e maior ingestão de fibras e fitoquímicos.

 

Mas o que se entende afinal por vetarianismo? Em termos gerais o vegetarianismo é um plano ou uma dieta alimentar que exclui todo o tipo de carnes ou qualquer outro alimento de origem animal, sendo que por carne se entende também peixe e os moluscos.

 

Como ser vegetariano

1. . Pesquisa. Explora o assunto. Procura informações em livros e na internet.

2. Reflete. Pensa a respeito dos animais, pensa a respeito do teu corpo. Pensa na Terra. Considera o impacto das tuas escolhas alimentares.

3. Conversa. Fala com vegetarianos. Fala com não-vegetarianos. Faz perguntas. Compara pontos de vista.

4. Define objectivos. Aposta por exemplo com um amigo, que consegues ficar um mês ou dois sem comer no McDonald's. Vê como te sentes com uma ideia como esta e como se adapta a um desafio destes.

5. Cozinha. Aprender a cozinhar pode ser muito interessante. Faz um curso de cozinha vegetariana ou compra livros de culinária vegetariana. Quanto mais receitas vegetarianas souberes preparar, mais fácil será a tua adaptação pessoal ao vegetarianismo.

 

São várias as razões que fundamentam o vegetarianismo. Uma pessoa pode decidir tornar-se vegetariana desde questões de saúde a ambientais, mas seja quais forem as tuas motivações o primeiro passo a dar quando uma pessoa decide tornar-se vegetariana é ter força de vontade e informação sobre o que é de facto o vegetarianismo. Ninguém deve decidir ser vegetariano e iniciar o processo sem o mínimo de informação sobre todas as questões relacionadas com alimentação, nutrição e saúde, pois só desta forma se podem evitar as falhas ao nível nutricional.

 

Vários ‘ramos’ do vegetarianismo

O vegetarianismo tem várias divisões, com diferenças significativas:

- Ovo-vegetarianos: só comem alimentos de origem animal na sua dieta, os ovos e seus derivados;

- Lacto-vegetarianos: só comem alimentos de origem animal na sua dieta, o leite e deus derivados;

- Ovo-lacto-vegetarianos: uma junção entre os dois grupos  anteriores, ou seja, os que comem alimentos de origem animal os ovos, o leite e os derivados de ambos.

- Veganos: a linha mais purista (ou radical) do vegetarianismo, excluindo da alimentação todos os alimentos de origem animal, inclusive os seus derivados. Também não usam roupas, sapatos feitos de animais.

- Crudívoros: os que apenas consomem alimentos crus, ou amornados até à temperatura de 40ºC.

 

Receitas vegetarianas aqui.

Para mais informações:http://leitedaterra.blogspot.com/,http://www.centrovegetariano.org/,http://avp.eco-gaia.net/.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.