Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Trata das tuas unhas

As unhas também merecem cuidados específicos e é muito raro encontrar mãos muito bem tratadas e unhas muito mal arranjadas, por isso, faz um tratamento completo a mãos e unhas. Já deves saber que se estiveres num período complicado e ansioso as unhas vão ressentir-se, ficando manchadas, fracas e quebradiças. Aqui ficam algumas dicas para pores em prática e cuidares das tuas unhas.

 

1- Tem uma boa higiene de vida e uma alimentação equilibrada (opta por vitaminas, minerais da fruta e dos vegetais, alimentos ricos em ómega 3 e proteínas de boa qualidade).

2- Não as roas e evita mordiscar as peles.

3- Evita o contacto directo e prolongado com a água, pois a absorção e a secagem, repetidas várias vezes ao dia, tornam as unhas frágeis.

4- Usa luvas sempre que fizeres trabalhos de limpeza ou outros que sabes que vão prejudicar as tuas unhas.

5- Mantém sempre as unhas limpas, escovando-as regularmente com uma escova própria ou com uma escova de dentes macia.

6- Podes empurrar as cutículas após o banho (quando estão mais maleáveis) e amacia com óleo de amêndoas doces (podes encontrar em super e hipermercados), aplicado com uma leve massagem dedo a dedo. Se quiseres dar-lhes uma nutrição extra, junta 3 gotas de óleo essencial de rosa a 1 colher de sopa de óleo de amêndoas doces.

7- Para aumentares o brilho natural, poderás poli-las (encontras no mercado polidores suaves que reforçam o tom rosado sem lascar as camadas da unha).

8- Se as unhas e cutículas ficarem com manchas, dilui sumo de limão numa taça de água e mergulha os dedos durante alguns minutos, esfregando as unhas e as cutículas. Depois hidrata-as, com uma ligeira massagem.

 

Agora que já sabes como conseguir umas mãos de princesa vou ensinar-te a fazeres uma boa manicura passo-a-passo. Nos primeiros tempos, é melhor usares os serviços de uma profissional (irá meter as unhas e as cutículas na linha e ensinar-te alguns truques), mas depois podes ser tu própria. Vais precisar de pelo menos, 30 minutos para completares esta manicura caseira (é normal que as primeiras demorem sempre mais um pouquinho, mas depois com a prática vais começando a demorar cada vez menos).

 

Passo 1: Se tiveres restos de verniz, retira-os com um removedor (sem acetona!).

Passo 2: Lima as unhas com uma lima de cartão, sempre dos lados para o centro e nunca em vaivém horizontal (as unhas podem lascar).

Passo 3: Aplica um creme de cutículas e deixa actuar durante alguns minutos ou mergulha as unhas em óleo de amêndoas doces, de preferência morno, durante os mesmos minutos.

Passo 4: Empurra as cutículas com um pau de laranjeira envolto em algodão ou com um bastão com ponta de borracha, com gentileza.

Passo 5: Limpa a unha com um algodão húmido e por baixo com um pau de laranjeira envolto também em algodão húmido.

Passo 6: Aplica creme de mãos com uma pequena massagem.

Passo 7: Volta a repetir o passo 5 para o verniz aderir melhor.

Passo 8: Aplica verniz de base incolor. Protege a unha de pigmentos, fortalece-a, regulariza-a e ajuda à aderência da cor.

Passo 9: Passa 2 camadas do verniz colorido escolhido. Para manteres estabilidade, pousa os cotovelos na mesa, mantém um braço deitado e com a outra mão aplica o verniz, de preferência perto de uma fonte de luz.

Passo 10: Se sair dos contornos, limpa com um algodão ligeiramente embebido em removedor e envolto num pau de laranjeira. Também podes optar por um cotonete embebido em removedor ou em produtos e ferramentas próprias para o efeito.

Passo 11: Aplica uma última camada de brilho (top coat). Reforça o tom e protege a pintura.

Passo 12: Quando estiverem secas, nutre as unhas com 1 gota de óleo para cutículas ou com um simples óleo de amêndoas doces. O verniz irá aderir melhor e as cutículas ficarão mais domadas e macias.

Adaptação do guia de sobrevivência para as belas modernas

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.