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Beleza qb

Para resistires à Gripe, toma fruta!!!

Olá!!!

Não é por acaso que a fruta de Inverno tem o tom amarelo, como é o caso da laranja. Porque é na prevenção que devemos investir, aproveita os benefícios da vitamina C, reforça o teu sistema imunitário e minimiza os efeitos dos atchin's...

 

Não vale a pena apenas falar da Gripe A. A estação do frio já chegou e a gripe sazonal também faz as suas mazelas. Tosse, espirros, em alguns casos vómitos e diarreia, fazem parte dos sintomas que deixam qualquer pessoa de rastos!!! Consequentemente, aumenta a desidratação do corpo, tornando-o ainda mais resistente às infecções.

A alimentação no geral e a fruta, em particular, desempenham um papel essencial na prevenção de doenças e na manutenção do bom funcionamento do organismo. No que toca às cores, não é por acaso que a fruta de Inverno tem o tom amarelo. A laranja, a tangerina, a clementina e o dióspiro fornecem um nutriente com reconhecidas propriedades preventivas: a vitamina C.

 

Vitamina C ao serviço da Prevenção!!! Todos conhecem as propriedades dos citrinos, em especial da laranja. Basta um fruto de tamanho médio para fornecer a dose diária recomendada de vitamina C que um adulto precisa (100g de laranja fornecem aproximadamente 60mg de vitamina C). Mas quais são as propriedades desta vitamina que todos procuram no Inverno??? A vitamina C fortalece o sistema imunológico contribuindo para proteger o organismo contra infecções.

No caso da Laranja, o betacaroteno - o fitonutriente que garante a cor à laranja - confere a este fruto um alto nível de protecção antioxidante. Estes carotenóides também ajudam a activar o sistema imunitário, melhorando as defesas do organismo, tendo efeitos benéficos sobretudo ao nível das infecções respiratórias e nas gripes. Já o Dióspiro, um fruto adocicado rico em açúcar, tem muita vitamina A e B e sais minerais (ferro, fósforo e cálcio). A Goiaba, com um alto teor de vitamina C, também se destaca por ter vitamina A, B1 e os sais minerais (fósforo, ferro e potássio) que auxiliam no combate às infecções, a minimizar a tosse e os efeitos das diarreias.

 

Importante: Não esquecer a Hidratação!!! No e-book publicado pela Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), as recomendações para o planeamento dos cuidados a ter com a alimentação em tempo de gripe são claras: Reforçar as defesas naturais do organismo através de alimentos que simultaneamente auxiliem na hidratação. A água, as tisanas, a sopa e a fruta, de dose, ao natural e em sumos, evitam que o corpo desidrate, ajudando na recuperação do doente. No caso da fruta e dos sumos, a mais-valia também se estende ao reforço do sistema imunitário por via das vitaminas ( A, complexo B, C e E) e dos minerais (zinco, ferro, selénio e cálcio).

 

Mais do que nunca, mais vale prevenir do que remediar!!! Quando intregrada numa alimentação variada e equilibrada, a fruta, ou dose de fruta ou sumo, desempenha um papel essencial e eficaz na promoção da saúde. Ou seja, reforçar diariamente as defesas do organismo, com uma alimentação variada e equilibrada, uma hidratação adequada e com a prática de actividade física está na génese de um sistema imunitário mais resistente às infecções. Pequenos gestos que, na hora das doenças, podem fazer a diferença entre uma simples gripe ou uma grande grippe.

Adaptação de Super Teen

Bjs <3

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