Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Beleza qb

Verdades e mentiras sobre o chocolate

Olá!!

 

Em bolos, doces ou bombons, poucas conseguem resistir-lhe!! Para que não te sintas culpada quando cedes à tentação, acaba com algumas dúvidas que ainda envolvem esta delícia.

 

Os chocolates são todos iguais. Mentira. A nível de calorias, pode dizer-se que sim, mas o valor nutritivo de cada um é diferente. O melhor? O negro, que contém mais magnésio, ferro, potássio e fibras. O de leite oferece ao organismo cálcio. Já o branco é rico em hidratos de carbono e lípidos, pobre em magnésio, e fibras, nem vê-las!! :P

 

O chocolate só contém gorduras más. Mentira. Na sua composição encontram-se ácidos gordos monoinsaturados, uma fonte do chamado bom colestrol, e ácidos gordos polinsaturados, como ómega 6. Contém algumas gorduras más, mas durante a digestão uma parte é transformada em gorduras monoinsaturadas, logo, nada de alarmes.

 

O chocolate faz dores de cabeça. Mentira. Embora contenha tiramina, substância que pode causar dores de cabeça nalgumas pessoas, esses níveis são baixos e o risco é mínimo. Mas torna-se maior se à tua ingestão aliares alimentos que também sejam uma fonte de tiramina: vinho do Porto ou queijos, como o camembert ou brie.

 

O chocolate tem vitaminas. Verdade. É uma fonte de vitamina A, algumas do complexo B e também D e E. Comer um quadradinho por dia, em especial se for negro, é terapêutico.

 

O chocolate é difícil de digerir. Mentira. Se for ingerido sem outros alimentos, não fica mais que uma hora no estômago. O que pode causar problemas é o seu consumo excessivo depois de uma boa refeição.

 

O chocolate protege o coração. Verdade. Os polifenóis antioxidantes e os ácidos gordos insaturados são benéficos para as artérias e o potássio faz bem à tensão.

 

O chocolate combate o stress. Verdade. A concentração de magnésio favorece a produção de endorfinas, o que ajuda a relaxar. E o prazer do paladar intensifica esses efeitos. Mas cuidado, não abuses.

 

O chocolate provoca borbulhas. Mentira. Não há estudos que demonstrem, mas quem tem esse problema é aconselhado a deixar este prazer.

 

O chocolate light é o melhor. Humm.... Pode ser uma alternativa para diminuir o consumo de açúcar. Mas lê o rótulo para saberes que tipo de adoçantes contém. O aspartame e a sucrose são pouco calóricos. Já o sorbitol e o manitol têm quase o valor do açúcar comum. E verifica a taxa de lípidos (gordura!), por vezes mais alta na versão light para compensar a perda de sabor.

 

Doces segredos:

1. Manteiga de cacau é a gordura adicionada ao chocolate, o que lhe dá um sabor único e faz com que se derreta na boca.

2. Quanto mais preto (puro) for, menos açúcar contém. Não fujas do travo amargo e experimenta vários tipos, pois o sabor varia de acordo com o país de origem.

3. Em vez de o mastigares, deixa-o derreter-se na boca. Saboreias melhor e não exageras na quantidade. :D

Adaptação de Cosmopolitan

Bjs <3

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.

Facebook

Instagram

Pinterest