Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Outubro- Mês da Saúde/Higiene Oral!

Olá!!!

Como o mês de Outubro é o mês da saúde/higiene oral, eu deixo-te aqui umas dicas!!!

 

O que é uma boa Higiene Oral?

Uma boa Higiene Oral resulta numa boca que cheire bem e pareça saudável. Isto quer dizer que:

  • Os teus dentes estão limpos e sem restos alimentares
  • As tuas gengivas têm uma cor rosa pálido e não doem nem sangram quando usas o fio dentário
  • O mau-hálito não é um problema constante

Se as tuas gengivas doem ou sangram ao escovar os dentes ou ao usar o fio dentário, ou se tu apresentas um mau-hálito constante, visita o seu dentista. Qualquer uma destas situações pode ser um problema.

O teu dentista/higienista pode ajudar-te a aprender técnicas correctas de Higiene Oral e a mostrar-te como certas áreas na sua boca podem precisar de uma atenção extra durante a escovagem e/ou uso do fio dentário.

 

Como é feita uma Boa Higiene Oral?

Manter uma boa Higiene Oral é uma das atitudes mais importantes que tu podes fazer pelos teus dentes e pelas tuas gengivas. Uns dentes saudáveis não só te permitem que pareças e te sintas bem como, também, tornam possível que comas e fales adequadamente. Uma boa saúde oral é importante para um bem-estar total.

Um cuidado diário preventivo, que inclui uma escovagem e uso do fio dentário correctos, ajudar-te-ão a travar os problemas que surjam antes que evoluam e é muito menos doloroso, dispendioso e incomodativo que os tratamentos dentários mais evoluídos.

No período entre visitas regulares ao dentista, existem passos simples que cada um de nós pode tomar para reduzir, drasticamente, o risco de se desenvolver a cárie dentária, as doenças das gengivas e outros problemas dentários. Estes passos incluiem:

  • Escovar os dentes duas vezes ao dia e usar o fio dentário diariamente
  • Fazer uma dieta equilibrada e evitar os lanches entre refeições
  • Usar produtos dentários que contenham flúor, incluindo a pasta dentífrica
  • Bochechar com um elixir fluoretado se o teu dentista te aconselhar
  • Crianças com menos de 12 anos devem tomar um suplemento de flúor.

Como escovar???

 Qual é a maneira mais correcta de escovar?

Uma escovagem correcta demora cerca de 2 minutos - isso mesmo, 120 segundos. A maioria dos adultos e crianças não chega a esse tempo. Para teres a noção do tempo, usa um relógio. Para escovar correctamente os teus dentes, utiliza movimentos curtos e leves, mostrando particular atenção à linha gengival, aos dentes posteriores de difícil acesso e às áreas junto às restaurações e coroas.
Concentra-te numa escovagem cuidadosa seguindo um esquema que te mostro em seguida:

  • Escova as superfícies exteriores dos dentes superiores e, depois, dos inferiores
  • Escova as superfícies interiores dos dentes superiores e, depois, dos inferiores
  • Escova as superfícies de mastigação
  • Para refrescar o teu hálito, certifica-te que também escovas a língua

Técnica de Escovagem Correcta

 

Inclina a escova a um ângulo de 45º de encontro à gengiva e faz movimentos horizontais, tipo vai-vem ou circulares, com a escova a partir da linha gengival.

Escova suavemente as superfícies exteriores, interiores e de mastigação dos dentes fazendo movimentos curtos tipo vai-vem.

 Escova a língua suavemente de modo a remover as bactérias e a refrescar o seu hálito.

 

Que tipo de escova devo usar?

A maioria dos profissionais dentários concorda que uma escova macia é a melhor para remover a placa bacteriana e os restos alimentares dos teus dentes. As escovas de cabeças pequenas também, são as preferidas pois podem chegar mais facilmente a todas as áreas da boca, incluindo os dentes posteriores, de difícil acesso. Para muitos, uma escova eléctrica ou a pilhas são uma boa alternativa. Estas podem fazer um trabalho melhor na escovagem dos dentes, particularmente para pessoas que têm dificuldades em escovar ou com menos destreza manual.

Qual é a importância da pasta dentífrica que eu uso?

É importante que uses uma pasta dentífrica que seja correcta para ti. Actualmente, existe uma grande variedade de pastas dentífricas adequadas a variadas condições, incluindo, cáries dentárias, gengivites, tártaro, dentes manchados e sensibilidade. Pergunta ao teu dentista/higienista qual a pasta dentífrica mais adequada para ti.


Com que regularidade devo substituir a minha escova de dentes?

Deves substituir a tua escova de dentes quando ela começar a parecer que está velha ou em cada 3 meses, tendo em conta aquilo que ocorrer primeiro. É também importante substituir as escovas de dentes depois de teres estado constipado porque os pêlos retêm germes que podem conduzir a uma nova infecção.

 

Como usar o fio dental?

Qual é a maneira correcta de usar o fio dentário?

Um uso correcto do fio dentário permite remover a placa bacteriana e os restos alimentares onde a escova não consegue chegar facilmente - por baixo da linha gengival e entre os dentes. Porque a acumulação de placa bacteriana pode conduzir à destruição dentária e às doenças gengivais, o uso diário de fio dentário é recomendável.

Para atingir os máximos benefícios do uso de fio dentário, utilize a seguinte técnica:

  • Começa com cerca de 45 cm de fio dentário e enrola a maior parte do fio nos dois dedos médios, deixando cerca de 4 cm de fio para trabalhar.
  • Segura o fio esticado entre os polegares e os dedos indicadores e faz-lo deslizar suavemente para cima e para baixo entre os teus dentes.
  • Com suavidade, faz uma volta do fio na base do dente, certificando-te que vai abaixo da linha gengival. Nunca faças um movimento repentino nem forces o fio porque pode cortar ou magoar o tecido gengival que é muito delicado.
  • Utiliza secções limpas de fio dentário quando passa de um dente para outro.
  • Para remover o fio, utiliza os mesmos movimentos para a frente e para trás, à medida que vais afastando o fio do dente.


Que tipo de fio dentário devo usar?

Existem dois tipos de fio dentário que podemos escolher:

 

  • Fio de Nylon (ou multifilamentar)
  • Fio de PTFE (monofilamentar)

 

O fio de nylon está disponível com cera ou sem cera e em vários sabores. Porque este tipo de fio é composto por várias fiadas de nylon, por vezes, pode partir, especialmente entre os dentes com pontos de contacto muito estreitos.

Apesar de serem mais caros, os fios monofilamentados (PTFE) deslizam facilmente entre os dentes, até mesmo, entre pontos de contacto muito estreitos e são bastante resistentes. Quando usados correctamente, ambos os tipos de fio são excelentes para remover a placa bacteriana e restos alimentares.

 

Como usar o fio dental?

 Usa, aproximadamente, 45 cm de fio dentário, deixando 3 ou 4 cm de fio para poderes trabalhar

 Envolve, suavemente, o fio na curva dos teus dentes

 Certifica-te de que limpaste abaixo da linha da gengiva mas evita lacerar as gengivas com o fio.

Mais info aqui

Adaptação da Colgate

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.