Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Dez perguntas (e respostas!) sobre a acne

Olá a todos!!

 

Como eu tinha postado ontem, hoje iria postar sobre a acne, e as dez perguntas e respostas mais frequentes. Espero que gostem!!!

 

Desde muito cedo é importante que cuides da tua pele, lavando-a correctamente e usando um creme hidratante. Na adolescência os cuidados devem ser redobrados, porque nesta fase começam a aparecer as espinhas. 

 

Esclareço-te as dez perguntas sobre a acne mais frequentes nos jovens, porque é um problema que atinge 80% dos adolescentes de todo o mundo. 

 

Comer chocolate provoca espinhas?
Não existe comprovação científica e consenso sobre esta relação. Mas alimentos gordurosos, em geral (chocolate e batatas fritas incluídas!), podem aumentar a oleosidade da pele (produção sebácea) e isso também aumenta a probabilidade de aparecer espinhas. Mas as frituras e os doces não são os responsáveis directos .
 

Porque se forma a acne?

A acne forma-se, porque na segunda camada da pele, a derme, existem glândulas chamadas sebáceas, as culpadas pelo surgimento de espinhas. Elas produzem sebo (uma espécie de gordura), que é eliminado através de um canal na superfície da pele, os poros. Durante a infância, essas glândulas são pequenas e praticamente não produzem a secreção sebácea. Na puberdade, com o aumento da produção de hormonas sexuais, elas aumentam de tamanho. Com isso, há uma maior produção de sebo e a pele torna-se mais oleosa. Dependendo da quantidade dessa secreção, poderão surgir espinhas ou a acne.


Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a evitar a acne?
Manter a pele limpa é importante para a prevenção da acne. Mas lavar o rosto repetidamente pode causar o efeito oleoso, ou seja, a pele acaba produzindo mais oleosidade para compensar pelo ressecamento provocado pelas lavagens.

Acne é contagiosa?
Não. Apesar de existir uma bactéria envolvida no seu surgimento (P. acnes), a acne não é transmitida de pessoa para pessoa.

Cravos pretos é sinónimo de sujeira e presença de vermes na pele?
Não. Os cravos pretos são o resultado do entupimento dos poros pela própria gordura produzida pela nossa pele. Em contacto com o ar, essa gordura oxida e escurece.

Acne é hereditária?
Sim. A causa principal para o surgimento da acne é a existência de uma predisposição genética, ou seja: se os teus pais tiveram muitas espinhas na adolescência, é provável que tu também vás ter o problema. O segredo é já começar a cuidar bem da pele logo que aparecerem os primeiros cravos.

Anticoncepcional piora a acne?
Pela influência das hormonas, o anticoncepcional pode agravar ou melhorar a acne. Isso depende do tipo de contraceptivo que for escolhido, mas o surgimento da acne está ligada a diversos outros factores.

Menstruação causa acne?
Também por causa das hormonas, pode haver uma piora da acne nos dias anteriores à menstruação, durante a TPM.

O sol melhora a acne?
Não. Apesar de ter algum efeito anti-inflamatório, o sol pode provocar aumento na produção de oleosidade o que, na verdade, pode piorar a acne.

Cicatrizes de acne são para sempre?
Depende do tipo de cicatrizes. Existem alguns recursos para o tratamento das marcas deixadas pela acne, como os peelings, por exemplo. Para saber qual o tratamento mais adequado, consulta um dermatologista. Mas, de qualquer maneira, evita espremer as espinhas.

 

Para uma pele bonita:

 

1- Lava a cara duas vezes ao dia com sabonetes adequados e com água fria;

2- Usa menos maquilhagem. Dá preferência a produtos menos oleosos;

3- Se tiveres acne, não espremas, pois poderá provocar cicatrizes;

4- Bebe bastante água;

5- Se tiveres os primeiros sinais de acne, consulta um dermatologista.

 

 

Adaptação de Capricho

 

Divulgação:

 

http://entretenimento_online.blogs.sapo.pt/

 

Bjs <3

 

3 comentários

Comentar post

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.