Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Tudo sobre Caspa!!!

Olá!!!

 

Sofres da maldita 'neve' no teu lindo cabelo??? Então sabe tudo o que deves saber para evitar o aparecimento de caspa ou para a combater, mantendo sempre o teu cabelo bonito e brilhante!

O que é a Caspa?

A caspa pode ser provocada por um problema dermatológico, como o excesso de gordura no couro cabeludo ou desencadeada por uma dermatite saborreica, que torna a caspa mais persistente e provoca mau cheiro, comichão e lesões avermelhadas. No fundo, a caspa é uma descamação esbranquiçada do couro cabeludo que, ao cair, deposita-se nos ombros e na roupa de forma bastante incomodativa e anti-estética, e afecta igualmente homens e mulheres.

 

Quais são as causas mais comuns?

Na maioria dos casos, a caspa ocorre quando um fungo inofensivo (que vive na nossa pele e se alimenta de gordura) se multiplica no couro cabeludo, causando uma irritação que acelera a renovação celular nesta região (um processo que, habitualmente, ocorre em ciclos de 28 dias). Perturbado, o couro cabeludo produz demasiadas células que não têm tempo suficiente para receber os nutrientes essenciais, perdem coesão e desprendem-se, à superfície.

Factores internos (físicos):

· Stress

· Fadiga

· Desequilíbrios hormonais

· Doenças prolongadas como o HIV, a hepatite, o Alzheimer, etc.

· Uma alimentação pobre e desequilibrada

· Ingestão excessiva de álcool

· Dieta demasiado rica em gorduras e carnes vermelhas

· Tabagismo

· Falta de zinco (marisco, amendoins, peixes com Ómega3)

Factores externos:

· Poluição

· Água insalubre ou com excesso de cloro

· Uso de água demasiado quente durante a lavagem

· Condicionadores, géis ou produtos com excesso de silicone mal enxaguados

· Tiques irritativos para o couro cabeludo, como coçar, mexer permanentemente no cabelo, puxá-lo, etc.

 

Quais os sintomas?

O aparecimento de escamas é o mais óbvio, e deve-se ao facto de as células mortas se desprenderem agrupadas em vez de isoladas. Também provoca comichão por toda a cabeça.

Como evitar a Caspa?

· Mantém o cabelo e o couro cabeludo limpos e arejados

· Tem uma dieta rica em vitamina B (leite, ovo, peixe, frango, banana, nozes) e beta-carotenos (cenouras, abóbora, agrião, espinafres, brócolos. manga, melão, alperce, pêssego)

· Retira os cabelos dos pentes e escovas após a sua utilização e, de vez em quando, lava-os com sabão e água abundante, e deixa-os secar muito bem

· Evita usar produtos para o cabelo que contenham álcool

· Modera o uso de bonés e gorros nos dias muito quentes

· Hidrata a pele e o corpo bebendo muita água

· Usa um champô anti-caspa, e alterna com uma fórmula neutra de uso diário. Procura os seguintes ingredientes: sulfureto de selénio, piridintionato de zinco, cetaconazol (antifúngicos) e ácido salicílico (remove a pele morta). São os mais eficazes. O alcatrão, só se for purificado (em bruto é cancerígeno)

· Ensaboa duas vezes. A primeira aplicação, remove as escamas soltas e a gordura. A segunda (deixa actuar uns minutos) é a que penetra nas células e trata

· Não passes muito dias sem lavar o cabelo, pois a sujidade contribui para a descamação do couro cabeludo. Se necessário, lava diariamente

· Deixa o champô actuar sempre 5 minutos

· Sempre que lavares o cabelo retira toda a espuma do cabelo e depois seca-o muito bem

· Consulta um dermatologista para uma terapêutica personalizada: para além do tratamento tópico (champô, pomada...), pode incluir a prescrição de antifúngicos orais

 

AVISO: Algumas leitoras perguntaram-me onde se pode encontrar a Caneta Correctora de Verniz da Oriflame... Os produtos da Oriflame não estão à venda em supermercados. É uma marca que se vende por catálogo, ou seja, venda directa de cosméticos e já existem muitas assessoras de produtos da Oriflame por todo o país. Também existem muitos sites/blogs onde podes encomendar estes produtos, eu dou-te alguns:

http://www.oriflameprodutos.blogspot.com/

http://oriflamenaturalbeauty.blogspot.com/

http://oriclub.blogspot.com/

http://www.orimoda.blogspot.com/

http://www.oribeleza.com/

Se alguém tiver um blog/site de encomendas de produtos da Oriflame, e quiser que eu o divulgue, deixa um comentário. Para mais info http://oriflame.pt/index.jhtml .

Bjs <3

23 comentários

Comentar post

Pág. 1/3

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.

Facebook

Instagram

Pinterest