Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Frieiras

Olá!!!

Como pediu uma leitora, aqui está um post sobre as malditas frieiras ;P

 

O que é???
Frieiras são uma doença provocada pela exposição ao frio que atinge, sobretudo, as zonas mais expostas ao ar e humidade: mãos, pés, nariz e orelhas. Pode também aparecer, embora menos frequentemente, a nível dos cotovelos, joelhos e partes inferiores das pernas.

 

Quais os sintomas???
Manifesta-se por uma inflamação dolorosa da pele que fica branca, fria, insensível, com comichão, inchada e vermelha. Em casos mais graves, podem levar à formação de bolhas e dar origem a feridas. Não sendo uma doença grave, é, no entanto, bastante incomodativa provocando algum sofrimento.
As pessoas que sofrem de frieiras têm reacção anormal ao frio. Têm dificuldade em manter a temperatura corporal das zonas expostas, por alterações verificadas a nível dos pequenos vasos sanguíneos superficiais que se contraem e apertam excessivamente, não permitindo que o sangue circule, normalmente, até às extremidades e aqueça a pele.

 

Qual o tratamento???
· Os cuidados preventivos são essenciais para evitar o aparecimento das queixas sendo consideradas as medidas mais eficazes: as casas devem estar bem aquecidas, e devem usar-se roupas adequadas (luvas, calçado apropriado, gorros de lã, etc.). Se tiveres tendência para sofrer de frieiras deves proteger-te do frio, cobrindo as zonas afectadas com roupa de preferência de lã.
· As frieiras melhoram com o calor pouco intenso e com a massagem suave da zona afectada.

· O exercício físico moderado é útil, pois activa a circulação sanguínea aumentando a temperatura corporal. Não deves aquecer directamente as mãos numa fonte de calor a altas temperaturas.
· As lavagens repetidas das mãos por causa da loiça e outras actividades domésticas facilitam o aparecimento de frieiras.
· As frieiras são difíceis de tratar e podem persistir por vários anos. Em geral curam-se por si só, apenas com o recurso às medidas preventivas.
· Em casos graves podem ter utilidade fármacos com acção vasodilatadora que melhora a circulação do sangue nas extremidades. Devem ser usados por indicação médica. Também deves solicitar um conselho médico se as frieiras criarem bolhas ou ulcerarem, pois podem necessitar de cuidados especiais. É errado aplicar cremes com cortisona, pois estes produzem uma vasoconstrição secundária, que vai agravar ainda mais o problema circulatório que é a causa desta doença.
· Existem produtos “naturais” usados nesta doença, mas sem estudos científicos que comprovem quaisquer benefícios no seu tratamento, pelo que devem ser evitados. Muitos deles, para além de não terem utilidade terapêutica, podem causar ainda mais irritação na pele.

 

Porque dói? 
A exposição directa ao ar frio provoca um arrefecimento do sangue que é detectado ao nível do hipotálamo e dá origem, por intermédio de substâncias hormonais, a uma vasoconstrição periférica (dos pequenos vasos sanguíneos sob a superfície da pele). A dor é devida ao aquecimento da zona atingida.


O que podes Fazer?
· Mete as mãos debaixo das axilas. Não esfregues as mãos com neve. Se se tratar da face, do nariz ou das orelhas, põe uma mão quente por cima. Fricciona.
· Muda de roupa se estiveres molhada e desaperta a roupa muito apertada. Aquece gradualmente as zonas afectadas, mas não ponhas as mãos ou os pés gelados muito perto de uma fonte de calor (lareira, aquecedor).
· Podes comprar na farmácia gazes próprias para fazer pensos.


Qual a prevenção?
Com tempo frio ou muito frio, e se tens que sair de casa, agasalha-te bem, cobre a cabeça e usa luvas e meias ou peúgas quentes e secas (que deverás mudar todos os dias). Não calces sapatos demasiado apertados para não perturbar a circulação. Proteje o nariz e as orelhas.

 Bjs <3

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.