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Beleza qb

Descobre o peso da fruta

A chegada dos dias mais quentes é sinónimo de restrição alimentar, e com ela surgem as mudanças de humor. Porém, essa não é a melhor estratégia para manter a linha e sentires-te bem. Comer um pouco de tudo, é a medida mais sensata para manter o peso. E a fruta, seja na sua forma natural, em dose ou em sumo, dá essa ajuda!! E a razão é simples: tem poucas calorias e permite a ingestão de nutrientes - fibras, vitaminas, antioxidantes, sais minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo!!!!
Mas como a fruta não é toda igual, é curioso saber que existem frutos com menor teor de calorias, os quais podem ser os novos aliados este Verão. Por exemplo, por cada 100 gramas de fruta, o ananás tem 44 kcal; a melancia tem 24 kcal; a goiaba tem 54 kcal e a pêra 41 kcal. Estes frutos têm em comum o facto de terem elevadas quantidades de fibras solúveis que ajudam a regular o trânsito intestinal ao mesmo tempo que causam a sensação de saciedade. O seu aroma adocicado surge sob a forma de açúcares como a frutose, a glicose ou a sacarose, mas estão presentes em pequena percentagem, bem como as proteínas e a gordura, daí que tenham valores reduzidos de calorias, mas todos os benefícios da fruta!!
Mas não te esqueças: a fruta deverá fazer parte do teu dia-a-dia todo o ano. E no caso da fruta exótica, os sumos podem ser uma alternativa para fazer o gostinho ao dente, durante o ano inteiro!!

Ananás - 44 kcal/100 gramas
Digestão bem feita, menos peso na barriga!! Há muito que se conhecem as propriedades digestivas do ananás. O grande responsável é a bromelina, uma enzima que ajuda a desdobrar as proteínas, facilitando a digestão. As fibras solúveis são outro dos segredos deste fruto, já que actuam ao nível da saciedade. Com um sabor exótico, o ananás é um fruto com um baixo valor energético - 44 kcal/100 gramas. Por outro lado, o seu elevado conteúdo de água confere-lhe propriedades diuréticas que ajudam a controlar o apetite ao mesmo tempo que hidrata. As vitaminas B1, B2 e C dão outra ajuda já que garantem a protecção do sistema imunitário.

Amora - 60 kcal/100 gramas
Os antioxidantes das amoras - antocianinas - actuam no reforço das defesas do organismo, tornando-o mais resistente a infecções, ao mesmo tempo que ajudam no retardar dos efeitos do envelhecimento. Este fruto de cor vermelho escuro é bastante leve, já que é composto por uma grande quantidade de água (85%) e rico em fibras que ajudam a saciar. Baixa em calorias - 60 kcal/100 gramas -, a amora é altamente nutritiva graças também às suas vitaminas A, B e C e ácido cítrico. Tem ainda propriedades depurativas, digestivas e diuréticas.

Melancia - 24 kcal/100 gramas
Altamente refrescante, doce e muito nutritiva, a melancia é um fruto de Verão por excelência. Para além de ser constituída por mais de 90% de água, os sais minerais e as vitaminas do complexo B e C ajudam a reforçar as defesas naturais. Estudos recentes revelaram que este fruto da família das abóboras e do melão, tem compostos de licopeno, pigmento que confere a cor vermelha à melancia, e glutamina, que protege o organismo contra o cancro e a oxidação celular. E no que confere ao peso e calorias: por cada 100 gramas de melancia apenas 24 calorias!! Ao actuar enquanto vasodilatador, este fruto protege as artérias e o coração. O sumo de melancia está recomendado para ajudar na eliminação do ácido úrico.

Goiaba - 54 kcal/100 gramas
Com um aroma inconfundível, a goiaba é um fruto de casca verde-amarela, mas com uma polpa avermelhada rica em nutrientes - betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A, licopeno e fibras solúveis - que ajudam na redução do colestrol e do controlo da pressão sanguínea. Este fruto, originário da América Central e do Sul, tem um elevado valor nutritivo. Pode ter um baixo valor calórico - 54 kcal/100 gramas - é indicado para quem quer manter a linha. Para além de conter pouco açúcar e gordura é rico em vitamina C, tendo por isso antioxidantes que ajudam a proteger contra as infecções.

Morango - 29 kcal/100 gramas
Já na antiga Roma era apreciado pelas suas virtudes terapêuticas. Uma mão cheia deste fruto promove a saúde do sistema digestivo e ajuda a diminuir os níveis de colestrol!! O aroma adocicado dos morangos surge sob a forma de frutose, glicose ou sacarose (mesmo os morangos mais doces têm pouco mais que 5% de hidratos de carbono). Rico em água, este fruto vermelho tem um efeito diurético que favorece a eliminação do ácido úrico e dos sais minerais. As pequenas sementes, quando combinadas com os seus sais minerais. As pequenas sementes, quando combinadas com os seus sais minerais, estimulam os intestinos mais preguiçosos. Daí que se costume dizer que 'os morangos varrem toxinas'. O seu baixo valor calórico - 29 kcal/100 gramas -, aliado à sua riqueza em fibras solúveis, ajuda a manter a glicose estável, sem grandes picos, garantindo momentos de saciedade.

Pêra - 41 kcal/100 gramas
De acordo com a medicina oriental, a pêra ameniza os transtornos femininos, como o inchaço no período menstrual. Mas enquanto antigamente se associava esta capacidade ao simples facto de a pêra quando cortada ao meio formar o desenho de um útero, hoje sabe-se que a pêra é rica em potássio, que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo. Rica em vitamina A e C, em sais minerais e fibras, não é por acaso que a pêra é associada ao tratamento da hipertensão e obstipação. Este fruto é uma fonte rápida e natural de energia. Uma vantagem a que se associa uma outra: tem poucas calorias - 41 kcal/100 gramas!!
Adaptação de Sapo Mulher

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