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Beleza qb

Controla a ansiedade

A maior parte de vocês, quando está prestes a começar a escola sentem-se num estado de ansiedade. O que é normal!

 

Como não é possível acabar com este sentimento, deves seguir uma série de dicas simples que permitem reduzir o efeito deste processo e aumentar a confiança e a segurança, inibindo o estado de ansiedade.

1. Procura respirar fundo e lentamente, durante o máximo de tempo possível, várias vezes por dia.

2. Tenta ter boas noites de sono.

3. Segue uma dieta equilibrada. E não dispenses um pequeno-almoço rico em fontes de triptofano, uma substância que promove a sensação de bem-estar e que se encontra em vários alimentos, nomeadamente no leite, no queijo branco, na banana, no arroz, no pão e nos cereias integrais, nas nozes ou no abacate.

4. Tenta fazer pausas curtas ao longo do dia para relaxares.

5. Não sofras por antecipação. Nem todos os problemas podem ser resolvidos por ti, pois não tens poderes para controlar tudo, pelo que deverás aceitar a derrota e a impossibilidade de agir perante algumas situações.

 

Combate a ansiedade com pequenos gestos

Alguns truques simples e a alteração de hábitos quotidianos podem ser excelentes aliados no combate à ansiedade.

 

Espreguiçar. Ao acordares espreguiça-te, durante 10 a 30 segundos várias vezes, por forma a distenderes os músculos a obteres uma sensação de relaxamento muscular.

Massagem. Inicia o dia massajando o teu corpo e estimulando o couro cabeludo. Agarra num punhado de cabelos e puxa, com força controlada, durante alguns segundos.

Organização. Evita atrasos, planifica os teus estudos e as tuas tarefas domésticas e mantém um boa comunicação com os teus colegas, família e amigos.

Relaxamento. Procura fazer exercícios de relaxamento, contraindo os principais músculos do corpo para de seguida os distenderes.

Sono. Opta por jantares ligeiros, lê um pouco antes de adormeceres e adopta uma posição confortável.

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