Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Pesquisar na net

Na internet, a informação não está arrumada como numa biblioteca ou numa revista. E se queres encontrar o que procuras, basta recorrer aos motores de busca, como o Google. Aqui ficam algumas sugestões para encontrares depressa e bem o que queres.

 

1. Reflexão. Antes de iniciares a busca, pensa bem no que procuras ou arriscas-te a encontrar demasiada informação, difícil de seleccionar.

2. Palavras-chave. Escreve as palavras certas sobre o tema que procuras. Por exemplo: se procuras alterações climáticas em geral pesquisa «alterações climáticas», se só procuras em Portugal pesquisa «alterações climáticas em portugal».

3. Aspas. Se colocares a expressão entre aspas (" ") os únicos resultados que encontras são as páginas que têm uma frase igual a tua.

4. Resumos. Antes de entrar numa página, lê os resumos devolvidos pelo motor de busca para decidires quais são os sites que te interessam.

5. Definições. Para saberes o significado de uma palavra, escreve «define:» seguido da palavra que procuras.

6. Língua. Se quiseres sites só escritos em português, no Google procura por páginas de Portugal.

7. Motor adequado. Perde algum tempo a conhecer o teu motor de busca para melhorares as pesquisas. O Google é o mais famoso, mas podes experimentar o Yahoo!, Alta Vista, Bing ou o Sapo.

8. Confiabilidade. Verfica se os sites são de confiança. Por exemplo, se as páginas são de um organismo oficial, uma publicação conhecida ou de uma universidade.

9. Autodisciplina. Nas tuas pesquisas podes encontrar páginas muito interessantes que não têm a ver com o que procuras, por isso não te distraias e concentra-te na tua pesquisa.

10. Experiência. Vai elaborando as tuas próprias dicas. Com experiência, desenvolves os teus truques.

15 comentários

Comentar post

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.