Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Cuidado com o Sol!

Olá!!!

 

 

As japonesas já não passeiam sem as suas sombrinhas antiultravioletas: na Ásia a moda é ter a pele branca. Nós, pelo contrário, corremos atrás do bronzeado!

 

Uma reacção química

A tua pele não se bronzeia para que fiques mais bonita, mas somente para te proteger. Logo que os raios de sol começam a atingir-te, as células que estão por baixo da superfície da tua pele produzem uma substância escura: a melanina. É ela que tem como função absorver os raios de sol e de os impedir de penetrar mais profundamente. Ao mesmo tempo, ela dá-te um lindo tom de pele cor de mel.

 

Qual é o teu tipo?

Se quiseres escolher um bom creme solar com um índice de protecção (IP) adequado, é necessário conheceres o teu fototipo ou, se preferires, o teu bilhete de identidade solar.

És ruiva: a tua pele produz melanina vermelha praticamente ineficaz. Tu não te bronzeias tu queimas-te! IP: no mínimo 60.

Tens cabelo claro ou escuro e pele clara: a tua pele produz pouca melanina, mas podes conseguir bronzear-te ligeiramente, se evitares os escaldões. IP: de 25 a 30.

Tens cabelo claro ou escuro e pele escura: a tua melanina é bem escura, tu bronzeias-te facilmente. Contudo, não é razão para não te protegeres. IP:20.

Tens a pele escura: produzes permanentemente uma melanina de excelente qualidade. IP: de 10 a 15.

 

Cuidado com os olhos!

As lentes escuras dão um ar de estrela!... Mas são sobretudo úteis! De facto, o sol é um inimigo poderoso dos nossos olhos: os seus raios queimam pálpebras, destroem as células da córnea e aceleram o envelhecimento cristalino. Quanto à areia, ela é muito irritante em dias de vento. Se os teus pais ainda hesitarem em comprar-te uns óculos de sol lembra-lhes que as crianças com menos de 12 anos são mais frágeis do que os adultos: o seu cristalino, ainda transparente, não filtra os raios ultravioletas!

 

 

Conselho:

Evita lentes muito escuras quando a luz é menos forte, a pupila dilata-se demasiado e deixa passar mais raios invisíveis que agridem a retina. Escolhe um índice de protecção 3 ou 4 para estares bem protegida.

 

 

Perguntas frequentes:

1. Podes apanhar um escaldão enquanto nadas?

Verdadeiro. Os raios ultravioletas podem penetrar até 30 cm debaixo da água! Como tal, utiliza um protector solar à prova de água.

2. Com um índice 60 ficas protegida durante todo o dia: uma única aplicação é suficiente?

Falso. Seja qual for o índice de protecção, renova a aplicação do creme de 2 em 2 horar.

3. Falsos amigos:quem são eles?

Os guarda-sóis e as nuvens. O guarda.sol proporciona-te uma sombra agradável, mas ele não te protege dos escaldões: a areia reflete os raios de sol. As nuvens também são traidoras, pois deixam passar 80% dos raios ultravioletas.

4. A que horas deves evitar expor-te ao sol?

Entre as 12h e as 16h. Durante este período, os raios de sol estão mais fortes.

 

Adaptação de Guia das adolescentes

 

Quem fez o comentário100 no meu blog foi a electric vanilla, outra vez ^^. E aqui está o prémio-plaquinha:

 

 

Espero que tenhas gostado do post!!

Bjs <3

3 comentários

Comentar post

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.

Facebook

Instagram

Pinterest