Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Benefícios do sol

Nesta época estival voltamos a ouvir falar insistentemente dos malefícios do sol, mas é verdade é que o sol também faz bem e é fundamental para a nossa saúde. Continua a ler...

 

1- O sol é essencial para a sintetização da vitamina D, responsável pela formação do cálcio e pela fixação do mesmo nos ossos e dentes. No entanto, 5 a 10 minutos de sol por dia, 2 vezes por semana, são suficientes.

2- Quando a luz entra em contacto com a retina, activa a glândula pineal (que controla os biorritmos do corpo), inibindo a produção de melatonina e permitindo a libertação de serotonina, o que ajuda a levantar o ânimo e a combater a depressão.

3- Já ouviste dizer: "Na primavera, o sangue altera"? Isto tem a ver com o aumento do calor e das horas de sol, que melhoram a circulação sanguínea e nos dão a sensação de ter mais energia, entre outras coisas.

4- Estimula o sistema endócrino, melhorando o metabolismo e promovendo a absorção das vitaminas, proteínas e minerais.

5- Ajuda a combater o acne e curar as infecções por fungos.

6- Fortalece o sistema imunitário, promovendo o aumento dos glóbulos brancos.

7- Aumenta a concentração de glóbulos vermelhos, que transportam o oxigénio aos tecidos.

8- O sol também regula a leptina, hormona que envia o sinal de saciedade ao cérebro. Por isso, no verão sentimos menos fome.

9- Os bebés podem começar a apanhar sol a partir dos 15 dias de vida, desde que devidamente protegidos com chapéu e roupa ligeira. Além de ser estimulante, também é benéfico para a formação dos ossos.

10- A pele bronzeada ganha outro brilho com um aspecto mais saudável. Com isto, a auto-estima e a sensação de bem-estar aumentam consideravelmente.

Adaptação de Para Mim

Já sabiam de alguma destas vantagens?

13 comentários

Comentar post

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.