Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

10 perguntas (e respostas) sobre Estrias

Olá!!

 

Hoje vou postar sobre 10 perguntas e respostas sobre estrias, um problema de saúde que não tem cura (mas existem tratamentos) que afecta mulheres e homens na idade adulta ou durante a adolescência.

 

 

1. O que é estria?
Estrias são uma espécie de cicatriz que aparece quando a pele precisa de esticar muito e não tem elasticidade para isso. Aí as fibras elásticas e de colágeno (que dão firmeza à pele) rompem-se e o rasgo é preenchido por um tecido desorganizado. São as estrias.

2. Pode aparecer em qualquer lugar?
Teoricamente, sim. Mas é mais normal aparecer em lugares em que a pele sofre mais estiramentos. Por isso, costuma-se ter mais estrias em áreas como rabo, quadril, coxas, seios, atrás do joelho e região lombar.

3. Por que umas raparigas têm e outras não?
Porque, além dos motivos externos (crescimento, surgimento de curvas ou aumento do peso), também existe um importante factor genético. Em geral, depende do tipo de pele: as muito flácidas ou muito rígidas rompem-se com mais facilidade.

4. Qual é a diferença entre uma estria vermelha e uma branca?
A idade. A estria vermelha é mais recente e tem essa cor porque, na tentativa de recuperar a região, o local se enche de vasos sanguíneos e incha (podes reparar que elas são mais altinhas também). Depois, as células se acalmam e se compactam. É por isso que, aos poucos, os riscos ficam claros.

5. Por que algumas são verticais e outras horizontais?
É que as estrias aparecem no sentido perpendicular à distensão. Explica-se: se a pele estica para os lados (no caso do quadril, por exemplo), as estrias surgem na vertical. Se a pele estica de baixo pra cima (no sentido do crescimento das coxas, por exemplo), os risquinhos ficam na horizontal.

6. Por que os homens têm menos estrias?
Primeiro, porque o corpo deles não sofre uma transformação tão radical na adolescência. Depois, porque as hormonas femininas enfraquecem as fibras de colágeno.

7. Estria tem cura?
A resposta é cruel, mas vamos lá: no caso das estrias brancas, não. O máximo
que os tratamentos conseguem é amenizar as marcas. Com as vermelhas, dá para ter um pouquinho de esperança: como o rompimento das fibras ainda é recente, a reversão fica mais fácil. Podes comprar um creme anti-estrias (é um bocado caro) ou um óleo de amêndoas doces (é mais barato e faz milagres às estrias; recomendo este).

8. Qual é a hora certa de tratar?
Quanto mais cedo, melhor. Como tu viste em cima, as chances de uma estria novinha
desparecer são maiores.

9. Dá para prevenir?
Dá. O grande segredo é aumentar a hidratação para melhorar a elasticidade da pele. Bebe bastante água e usa um bom hidratante (óleo de amêndoas é o mais indicado). Também é importante cuidar da variação de peso. O efeito sanfona é uma das principais causas do aparecimento de estrias.

10. O Sol ajuda a disfarçar?
Não, ao contrário. O sol deixa as estrias brancas ainda mais evidentes. Isso porque elas têm menos melanócitos (as células responsáveis pela formação do pigmento) e, portanto, bronzeiam-se menos do que o resto da tua pele
 

 

Adaptação de Capricho

 

Espero que tenhas gostado!!

Bjs <3

6 comentários

Comentar post

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.