Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Tudo sobre unhas quebradiças!!!!

Olá!!!

As unhas quebradiças  são um problema de muita gente, às vezes porque não sabem tratar bem delas!! Eu dou-te umas dicas...  

 

 

As unhas são compostas por queratina, uma proteína produzida pelas células jovens da unha e, quando há esfoliação ou separação destas camadas, devemos ficar atentas. Elas tornam-se muito mais frágeis e, assim como qualquer parte do nosso corpo, estão sujeitas a doenças, infecções e deformações.

A frequente lavagem das mãos, locais com clima quente e muito seco, ambientes com ar condicionado, stress e outros problemas emocionais , causam o enfraquecimento das unhas.

Roer as unhas é um sinal de nervosismo, e além de não fazer bem à pessoa, também é uma forma de ingerir inúmeras bactérias.

A falta de nutrientes no organismo reflete nas unhas. É preciso ingerir alimentos ricos em vitamina A, como o leite e seus derivados, cenoura, espinafre e ovos. Estas substâncias fortificam a unha e permitem um melhor crescimento. As famosas "pintinhas brancas" que aparecem nas unhas são uma espécie de aviso do corpo que há a falta de cálcio e zinco.

Tu deves ficar atenta ao uso do verniz, e deves deixar a unha respirar, ou seja, ficar alguns dias sem verniz. A acetona também é inimiga das unhas saudáveis, por isso substitui a acetona por removedor de verniz, pois tem uma formulação mais fraca e danifica menos a unha.

O mau cuidado e a falta de manutenção das unhas é, certamente, outra causa da doença. Tu não precisas de estar a ir sempre à manicure, podes fazer tu própria em casa, tens é que estar atenta a estas dicas que eu te vou dar!

Procura sempre hidratar a tua pele, porque mãos desidratadas são o primeiro passo para ter unhas quebradiças!!

 

Como cuidar de unhas quebradiças?

· Evita a acetona. Além de ser proibida, a sua composição química é muito forte e prejudica a saúde da unha. Dá preferência ao removedor de esmalte.

· Corta as unhas e com o mesmo tamanho. Só assim, as unhas terão um crescimento equilibrado e constante.

· Lima as pontas das unhas com muito cuidado para não esfoliar e danificar as camadas de proteína. Não há necessidade de limar a superfície da unha porque, muitas vezes, isso contribui para o enfraquecimento da mesma. Em vez de utilizares a lima de metal, prefere a de papel que agride menos a unha.

· As cutículas não devem ser retiradas em casa. Deixa a manicure fazer isso pelo menos uma vez por mês, afinal elas possuem técnicas especiais para não estragar a unha. Mas se for possível, não removas a cutícula, apenas tira os excessos, pois ela é uma projecção para proteger o espaço vazio entre a unha e a pele do dedo. Por isso, deve ser empurrada, nunca ser tirada.

· Aplica base fortificante. Se possível, deixa de passar verniz por alguns dias. Como já disse, ele impede que a unha respire.

· O óleo de amêndoas doces pode ser pincelado no lugar da base. Além de fortificar, hidrata as unhas.

· Reaplica a base (ou o óleo de amêndoas doces) pelo menos duas vezes por semana. Repete o processo, no mínimo, um mês.

· Caso não haja melhoras visível e um resultado satisfatório, consulta um dermatologista e segue as suas orientações. Remédios, cápsulas de vitaminas e produtos manipulados acelerarão o crescimento das tuas unhas.

 

Sabias que...???

· O excesso de sabão deixa as unhas mais sensíveis. Por isso, limita a quantidade durante as lavagens e, se possível, usa sabonetes suaves para não agredir a unha.

· Seca bem as mãos e passa hidratante na pele. Sem dúvida, as unhas também serão hidratas nesse processo.

· Quando fores limar a unha, não modeles a unha no formato "quadrado". Pois, as laterais arredondadas diminuem as chances das unhas quebrarem.

· Sempre que possível, usa luvas quando estiveres em contacto com a água - por exemplo, ao lavar a loiça. Em casos extremos, evita longas exposições na água, como nadar.

 

Eu recomendo, sem dúvida, o verniz risqué niasi base fortalecedora tratamento com óleo de girasol, para este tipo de problemas. Eu tinha unhas quebradiças, e quando comecei a usar este verniz, acabou-se tudo, ficaram mais fortes e mais saudáveis que nunca. Mais informações aqui (o verniz que eu estou a falar é o do meio na imagem) ;)

Adaptação de W Mulher

 

Divulgo:

http://tudo-moda.blogs.sapo.pt/

 

Bjs <3

5 comentários

Comentar post

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.