Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Beleza qb

Desodorizante ideal

Olá!!

Neste post vais poder ficar a saber qual é o desodorizante que se adequa mais a ti e como tornares mais agradável, para a tua pele, esta função vital do nosso organismo!!

 

Transpirar é indispensável, mas pode ser muito desagradável. A transpiração tem um papel fundamental em situações de calor intenso.

O suor é um líquido incolor e de PH ácido, que se produz nas glândulas sudoríparas écrinas, constituído por 99% de água. Contém também sais minerais, ureia, proteínas, lípidos e ferro. Ao evaporar assegura a regulação térmica do nosso corpo, garante a função barreira, mantém o PH da pele e a hidratação.

A produção de suor pode atingir 3 litros por hora, com perda por litro de 540 calorias, e se não for compensada envolve risco de vida.

 

Tipos de fórmulas

Apesar de, em si mesmo, o suor não ter cheiro, o seu odor característico deve-se à acção de bactérias da pele e à decomposição de sebo e colesterol.

No mercado existem desodorizantes, que reduzem a formação do mau cheiro através de uma acção antibacteriana, e antiperspirantes que reduzem a transpiração.

 

Cuidados essenciais

Estes produtos podem criar algumas alergias, principalmente nas axilas, por isso convém fazer uma escolha criteriosa (ver caixa) e aplicá-los apenas em pele sã, interrompendo a sua utilização se houver alguma reacção alérgica.

 

Substância a evitar

Um dos produtos utilizados é o cloridrato de alumínio que produz um PH muito baixo e pode ser muito irritante. Lesa as células epidérmicas, nomeadamente os canais excretores na sua porção terminal.

 

 

Como evitar a transpiração intensa

Os casos de transpiração excessiva (hiperidrose) devem ser tratados sob orientação médica.

Existem vários tipos de tratamentos, como os medicamentos anticolinérgicos, que bloqueiam a produção de suor; a iontoforese, um aparelho emissor de ondas eléctricas responsáveis pela diminuição da secreção das glândulas que se adapta às mãos, aos pés e às axilas e, finalmente, a toxina botulínica que é considerada um tratamento rápido, seguro e eficaz. A simpatectomia, uma cirurgia que consiste na interrupção da enervação simpática, só deve ser feita se as opções menos invasivas não permitirem aliviar os sintomas.

Sabias que a relação entre o cancro da mama e a utilização de desodorizantes parece ser uma falsa questão?

Adaptação de Mulher Sapo

Bjs <3

2 comentários

Comentar post

Sobre mim



Sou a Patrícia e tenho 21 anos.
Se quiseres saber mais sobre mim clica aqui.